quarta-feira, 28 de março de 2012

Estou com a neura. Prontos.

imagem daqui

 Não me apetece trabalhar. Não me apetece fazer absolutamente nada que implique o mínimo esforço, físico ou intelectual. E no entanto, o dia ainda será longo. E já se avista um fim de semana de muito trabalho. Acho que vou comer um chocolate. Hum... com os quilos a mais e com esta pele lastimável não deve ser boa ideia. Não consigo pensar em nada positivo neste momento. O mau humor rouba-me a clareza de espírito por completo.

terça-feira, 27 de março de 2012

se fosse esperta...


 ... ficava em casa a dormir. Como não sou, vou ali ao Estádio da Luz e volto já.

imagem daqui

domingo, 25 de março de 2012

Dias bons #2

 E amigos daqueles mesmo bons. Amigos a quem podemos, sem vergonhas, dizer "posso ir contigo?" como quem diz "posso colar-me ao teu programa?" e sabemos que, seja ela qual for, a resposta será sempre sincera. Desta vez calhou-me um "claro que sim". E fui, contente da vida, para uma tarde inesperada mas muito boa, com boa conversa e silêncios sem embaraços. E, destes momentos, guardo sempre comigo a certeza que "a amizade é a mais bela forma de amor" e que, aconteça o que acontecer, nunca estarei sozinha. Não enquanto o mundo (o meu) estiver cheio de pessoas assim.





sábado, 24 de março de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

Até já

 Daqui a umas horas voo para São Tomé e Princípe. O João convenceu-me a mais uma loucura, mais um carpe diem, mais um momento em que temos que agarrar as oportunidades que nos surgem pelo caminho. E foi o que eu fiz. Estou sempre a aprender estas coisas com ele e, até agora, correu sempre bem. Claro que, entretanto, já me arrependi, já fiz várias contas à vida para saber quantos meses de sacrifícios ainda maiores estão para vir. Sim, tenho a certeza que dei um passo maior que a perna. Sim, sei que não tenho vida nem situação para ir de férias para ilhas tropicais. Mas, se não for agora, que tenho poucas responsabilidades e as que tenho são contornáveis, quando será? Quando começar a trabalhar a tempo inteiro e não puder tirar férias durante algum tempo? Quando tiver filhos e um cão e crédito habitação e um PPR e a prestação do carro e do frigorífico? Pois, não. O momento é agora e eu tenciono aproveitá-lo ao máximo.
 E, se sou muito feliz com o João no hemisfério norte, se já fui incrivelmente feliz com ele no hemisfério sul ("e vem a saudade da Bahia..."), tenho a certeza que serei (seremos) duplamente feliz no equador. Mas, pelo sim pelo não, vou dar ainda mais beijos para ter a certeza, vou dar a mão quando saltitar o paralelo mais importante de todos e vou gozar em pleno a melhor companhia do mundo.
 Dito isto, só tenho a dizer que fazer a mala foi mais fácil do que pensava. Afinal é apenas uma semana e a roupa é a mais leve possível. Ainda aproveitei a desculpa e comprei umas saias e uma camisa de dormir tão fresca como convém às noites do equador.
 E as vacinas estão tomadas e o protector solar já está na mala, os biquinis foram recuperados do fundo da gaveta e a máquina fotográfica está cheia de memória para a posteridade. Só falta sair do trabalho, correr para casa e rumar a umas férias que prometem ser inesquecíveis.
 Chegou o dia. E está quase.

P.S. - Não sei se o equador é um paralelo.

 



sexta-feira, 9 de março de 2012

Post para (me) animar

imagem daqui

 E eu vou de férias! Prontos, o dia de hoje vou ser muito loooongo e na 2ªfeira ainda tenho aulas e trabalho até ao último minuto. Mas, depois, meto-me num avião durante seis longas horas e só quero saber de praias paradisíacas e de cidades coloniais, de relembrar o Equador e absorver outros hábitos, outras culturas, outras vidas.

P.S. - E ainda estou muito contente da vida porque ainda não comecei a interiorizar a ideia de ir fazer a mala... Isso sim, será um drama de grandes proporções. Nem quero pensar nisso já... Ó cabecinha mais complicada para estas coisas!

quinta-feira, 8 de março de 2012

State of mind #9

autor desconhecido

 Começo a entrar no modo férias. Está quase...

segunda-feira, 5 de março de 2012

Love it #2


Quero todas para mim!


Adidas Toe Touch

sábado, 3 de março de 2012

E para ajudar descubro estas coisas

Vídeo de Lisboa é sucesso viral na internet | P3

outra Lisboa

 Gosto de andar a pé. Sempre gostei. No meu dia-a-dia não fujo muito dos percursos habituais, Saldanha, Campo Pequeno, Av.Roma, Alvalade... e o meu bairro, claro.
 E fico sempre surpreendida quando percorro novas ruas e novos caminhos, mesmo aqueles por onde já conduzi centenas de vezes. Esta Lisboa ainda tem muito para me mostrar, longe do Tejo e do Chiado, de Belém e de Alfama. A velha Lisboa, sempre a renovar-se para mim.

Avenida José Malhoa
e Lisboa também consegue ser feia
Olha, é o pátio do Teatro da Comuna. Uma perspectiva menos habitual
a Mesquita de Lisboa

sexta-feira, 2 de março de 2012

E depois... dias maus

 Num dia em que o Benfica perder em casa com o Porto é o menor dos males... é um dia para esquecer.



quinta-feira, 1 de março de 2012

Contagem decrescente


"Não é bem um país, é um projecto dos deuses atraiçoado pelos homens"

Miguel Sousa Tavares

imagem daqui
imagem daqui
imagem daqui
imagem daqui



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Breves

  • PAREM de dizer que estou com um ar cansado. Eu já sei e não é bonito.
  • As meninas de Arquitectura são umas nojentinhas com a mania que são espertas. Mas é mesmo só mania porque podem perceber muito de maquetas e alvenarias e o coiso mas são umas burrinhas assustadas com tudo o que não se faça com o lápis B. Perdoem-me a generalização desta primeira impressão, obviamente conheço arquitectos inteligentes e a moça que estava sentada ao meu lado era simpática e até lhe emprestei o meu caderno. Estava tão preocupada em apontar as vírgulas que não escreveu nada do que era mesmo importante. Além disso, não sabia escrever quarzo e feldspato e estava sempre a perguntar-me o que o professor tinha dito. Enfim...
  • Pessoas frequentadoras dos transportes públicos de Lisboa: por favor, continuem a entreter-me com discussões de namorados no metro e conversas "de faca e alguidar" no autocarro. A menina gosta muito e a viagem passa sempre muito mais depressa.
  • Os próximos dias serão de muito trabalho, muito estudo e de super organizações onde nada pode correr mal. Vai ser duro mas o fim compensa porque depois disso... quero sol e passeios intermináveis e beijos salgados e saltitar entre hemisférios e conhecer gente e culturas novas. E vai ser mesmo bom!


autor desconhecido

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dias bons #1





 Viajamos para tão longe e temos verdadeiros tesouros mesmo ao nosso lado. Hoje o passeio foi por Sintra e vale sempre a pena. Gosto de recordar os livros do grande Eça de Queiroz e de imaginar as suas personagens por ali.

 Depois seguimos viagem, sempre entre Sintra e Lisboa e fui à procura das minhas origens, onde vivi até aos 2 anos de idade. E, apesar de não me lembrar de nada, há sempre um aperto no peito e uma sensação de pertença. Esta rua faz parte da minha vida, ajudou-me, muito ou pouco, mais ou menos, a chegar até aqui. E essa sensação, hoje, deixou-me muito feliz.



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

State of mind #7

imagem daqui


 Da cabeça aos pés.
 Sobrevivi ao Carnaval. Mas foi por pouco...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

de volta

 Agora é que reparei, dias e dias depois, que o último post não foi o mais acertado para uma temporada sem pôr aqui os pezinhos. O caso ainda não é tão desesperante...
Depois de dias de muito estudo e muito stress e muita neura, duas noites de festa e amigos e música e dança e beijos e abraços até altas horas, depois ter estado por aqui e por ali mas nunca muito longe, voltei à mesma rotina de sempre. Bem, não é bem a mesma porque hoje acordei mais tarde, preguicei por casa e agora trabalho até estas lindas horas para compensar. É mesmo assim. E a rotina serão apenas cinco looooongos dias porque 6ªfeira... bem, na 6ªfeira.... parto para um país com muitas cores e muitas purpurinas e muita festa e roupas diferentes, lantejoulas, plumas, pinturas na cara e muita coisa que não sei explicar bem o que representa para mim. Sim, pois, é isso mesmo, o Carnaval. Mas não é um Carnaval qualquer. Este é muito meu e sabe Deus o bem que me faz.
 Por isso, até 6ªfeira estarei por aqui mas a meio gás e com a cabeça bem longe. Até 6ªfeira estarei em serviços mínimos.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ai Ai Ai #4537

Isto anda mesmo mesmo mesmo difícil...








quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conclusões #1

 Preciso de ajuda. Sozinha não chego lá.

imagem tirada de um dos meus blogues favoritos

Olá Fevereiro

imagem daqui

E adeus Janeiro. Não voltes nunca mais.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

tristezas de gente feliz


 Depois de uma semana que talvez tenha sido a pior a minha vida, chegou a altura de parar, respirar fundo e seguir em frente. Chorei muito. Chorei tanto que acreditei que ia desmanchar-me por dentro. E talvez isso tenha mesmo acontecido. A tristeza traz-me uma perspectiva e uma clareza de espírito inacreditáveis e estava mesmo a precisar disso. O coração ferido permitiu-me olhar para dentro e agora estou a tentar desmontar, aos poucos, o quebra-cabeças que vive em mim, contar as peças e, quem sabe, voltar a pôr todas nos seus lugares. Ou então, deitar fora o que está a mais. Isso é que era mesmo bom. E não estou a falar de pessoas, essa limpeza já fiz há muito tempo, mas de medos, frustrações, complexos e outros tais que, sem eu dar por isso, se alojaram por aqui e não desaparecem por nada.
 O pior já passou mas a tristeza não vai passar tão depressa nem eu quero. Preciso dela e das minhas lágrimas para acompanharem a minha saudade, tal como também quero sorrisos e lembranças daquelas mesmo boas. E eu tenho tantas. Acho que estas são as tristezas de gente feliz.
 Por isso, está tudo bem. Estudei que me fartei nos últimos dias, no sábado enchi-me de sushi e comecei a ler um livro de um autor que adoro. Ontem, no exame, tentei fazer o melhor que pude. Fiz um jantar bem especial e recuperei forças naquele abraço.
 Agora, vamos lá, um minuto de cada vez. Como sempre.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Volto já

Vou só ali chumbar a Propriedades Mecânicas dos Materiais e volto já.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ainda sem palavras. Minhas, pelo menos.

imagem daqui

 Mas estas dizem muito. E eu gosto. Trago-as muitas vezes comigo e leio-as várias vezes. Nunca é tarde para nada.

Cores vivas e alegres precisam-se


imagens daqui

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Esqueçam o post anterior.

Claramente estou a ficar afectada. Isto não é normal. Cura, precisa-se!

Electrões aos saltos

imagem daqui


imagem daqui


 Depois de uma manhã de trabalho, por aqui, estuda-se isto. Inacreditavelmente, it makes the world move forward...

Inspiration board

imagem daqui

Para dias de pouca inspiração, gosto de imagens cheias cor, dedicação e vida. Muita vida. Como esta... transmite-me logo um ânimo extra para continuar a trabalhar!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Special places

 Não passei na "casa de partida" e fui ver o mar. Na minha praia porque, digam o que disserem, o mar não é todo o mesmo. E este é especial... Dá-me anos de vida só de olhar para ele. Revolto, gelado, inconstante, perigoso.





sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fridays

imagem daqui

 Comecei a semana a estudar muito, acabei a semana a trabalhar muito. É bom assim... Sinto que estou a cumprir o que me é devido e faz-me bem estar ocupada.
 Agora vem aí um fim de semana de estudo, passeios, amigos e muitos beijos. Assim espero...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

State of mind #6

autor desconhecido

"Desdramatizar: retirar ou perder o carácter dramático ou a gravidade"

 Pois, é tudo muito bonito e eu até sou muito boa nisto, a desdramatizar, a relativizar, a não dar muita importância e tal e tal e tal. Mas quando a conversa é restringir o café a um por dia e depois enganar o cérebro com descafeinados o caso muda de figura. Tirem-me tudo nesta vida, o álcool (que também acabou), o chocolate (outra restrição), o chá preto (idem), comida boa, comida mais ou menos boa mas o café não! Não existe Joana sem, pelo menos, três cafés por dia.
 De resto, estou muito mais tranquila. E se ainda não posso dizer que está tudo totalmente bem, posso sem hesitações dizer que não é nada grave, nada sério, nada irreversível.
 Só esta cena do café é que me está a irritar. E quando estou irritada apetece-me um café. E estou para ver até que ponto o descafeinado resolve. Isso é coisa de betinhos copinhos de leite. Acho que vou começar a fumar mais. Sobre isso o médico não disse nada.


imagem daqui

Queimou de vez

 O exame de hoje correu melhor do que esperava mas esgotou as poucas capacidades que ainda tinha. Acho que agora é que o Tico e o Teco deixaram de se falar. Estou cansada mas sinto uma electricidade a percorrer o meu corpo e não consigo estar quieta.
 A verdade é que estou um pouco ansiosa com a consulta de amanhã. Não será, com certeza, nada de grave, mas é algo que não me sai da cabeça e que quero esclarecer o mais depressa possível.
 E depois, vou descontrair um pouco que bem preciso, vou comprar um livro, almoçar nas calmas e talvez estudar um pouco da parte da tarde. Talvez...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Já chorei hoje

imagem daqui


 Está visto, não me curo da lamechice pegada, do romantismo apalermado e de umas lagrimazitas a ver a Gossip Girl. Ainda posso culpar a tiróide? Pois, bem me parecia que não...